Rua Carlos Pioli, 751

Bom Retiro, Curitiba-PR

Escola acreditada pela AMHB

Rua Carlos Pioli, 751

Bom Retiro, Curitiba-PR

Escola acreditada pela AMHB

O que é Homeopátia

A Homeopatia é um sistema médico criado pelo médico alemão Dr. Samuel Hahnemann em 1796 e os medicamentos homeopáticos desencadeiam estímulos no organismo para restabelecer a homeostase corporal (homeostase é uma condição de equilíbrio interno corporal, independente das alterações externas).

O processo de adoecimento é entendido como único, individual, exclusivo de cada doente e o homeopata busca estabelecer um ordenamento entre todas as manifestações sintomáticas (físicas/biológicas, psíquicas/emocionais e relacionais/sensibilidades) apresentadas pelo doente para identificar qual medicamento deve ser prescrito.

O tratamento homeopático está orientado por quatro princípios:

 

  1. Princípio da similitude – o que causa é, também, o que cura;
  2. Experimentação patogenética – técnica utilizada para conhecer as manifestações sintomáticas das substâncias curativas (remédios);
  3. Medicamento dinamizado – método de preparação do medicamento homeopático para eliminar a toxicidade da substância e aumentar sua efetividade;
  4. Medicamento individualizado – sendo a doença, e não somente o diagnóstico clínico, a expressão de um sofrimento individual, o tratamento homeopático é, também, específico para cada doente

 

O Conselho Federal de Medicina incluiu a Homeopatia no rol das especialidades médicas em 1980. Na medicina veterinária foi incluída pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária em 2000 e na odontologia em 2015 pelo Conselho Federal de Odontologia.

Perguntas Frequências

Tratamento natural, busca o equilíbrio do nosso organismo.
É uma forma de tratamento que contempla a totalidade do ser humano e não apenas as doenças isoladamente. * É um tratamento menos agressivo, que atua através de estímulo energético e não por efeito químico de drogas.

O objetivo da homeopatia é prevenir e curar os sintomas através de tratamentos que busquem o equilíbrio da energia vital do organismo, tendo como foco o indivíduo. Por isso, cada receita é individualizada e não se deve compartilhar remédios homeopáticos com outras pessoas, ainda que elas apresentem os mesmos sintomas.

O médico homeopata costuma fazer perguntas sobre seu estilo de vida, hábitos alimentares e preferências, temperamento, personalidade, padrões de sono e histórico médico, essas informações ajudam o médico a formar uma imagem completa sobre você.

O objeto central da escuta homeopática é, portanto, a história do paciente, a sua biografia pessoal obtida através de suas narrativas.

Os principais questionamentos envolvem hábitos alimentares, traumas de infâncias, genética familiar, qualidade do sono, problemas emocionais, etc. Quanto mais informações o paciente fornecer, melhor será para o médico avaliar seu caso.

A homeopatia atua na estimulação do sistema imunológico do paciente, visando restaurar o seu equilíbrio energético e, dessa forma, tratar doenças e sintomas. Para alcançar esse objetivo, utiliza-se medicamentos diluídos capazes de promover a harmonia e o equilíbrio da energia vital do organismo.

Faça a sua matrícula

Preencha o formulário e entraremos em contato.

Ficou alguma dúvida? Contate-nos.

Escola Homeopática de Curitiba “Dr. Javier Salvador Gamarra” é uma instituição associativa, sem fins lucrativos, que se dedica à formação e aprimoramento de profissionais médicos, odontólogos e veterinários na especialidade da homeopatia.

Escola acreditada pela AMHB

Copyright 2023 Escola Homeopática de Curitiba – Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por 273+ Criativa